Trissomia XXI
Muitos estudantes com Trissomia XXI têm vindo a ser alvo de inclusão em classes regulares. Nalguns casos, essa inclusão é total, noutros casos ela ocorre ou por períodos de tempo determinados, ou de acordo com a duração de cursos específicos.
Os estudantes têm que se aperceber que todos os seus colegas têm sentimentos. Os professores devem encorajar os estudantes a analisar o que sentem quando alguém os provoca, por contraste com o que sentem quando recebem um feedback positivo. Só neste último contexto estará aberta ao estudante com necessidades educativas especiais a possibilidade de desenvolver a consciência do seu próprio valor. Deverá ser selecionado um estudante popular, para funcionar como “colega mais íntimo” do colega com Trissomia XXI. Esse estudante deverá estar consciente do estudante em causa por parte dos restantes. É igualmente importante que os estudantes sejam estimulados no sentido de incluir nas suas atividades o companheiro que apresenta a problemática em questão.
É fundamental que os estudantes da classe regular compreendam o estudante com Trissomia XXI. Para ajudar a alterar a imagem estereotipada que se tem destes indivíduos, os professores devem prestar os devidos esclarecimentos aos estudantes, dando-lhes ainda a conhecer casos de reconhecido sucesso.
Ao estudante com Trissomia XXI devem ser dadas todas as oportunidades para ser bem sucedido. São várias as técnicas a que se pode recorrer, a fim de reforçar determinados conceitos. Entre elas, contam-se, por exemplo, o recurso a material audiovisual e o adequado ajustamento do tipo de tarefa a realizar e de respetiva extensão. Os professores não devem esquecer que o grau de deficiência mental, nestes estudantes, é extremamente variável. Por essa razão, devem não só definir objetivos possíveis de ser atingidos por cada estudante como o devem também encorajar nesse processo.
O professor deve esperar um nível de trabalho proporcional à capacidade do estudante. Este terá o seu estudo facilitado, se o professor lhe fornecer um caderno onde organizará os trabalhos distribuídos na aula. Desta forma, o estudante, por um lado, correrá menos riscos de perder informações importantes e, por outro lado, evitar-se-á que lhe seja despertada a atenção para o facto de ter dificuldades na realização dos trabalhos correntemente atribuídos. Deverá ser feito todo o possível para preservar e melhorar a sensação de bem-estar do estudante.
A intervenção precoce é importante quando estão em causa crianças com Trissomia XXI. As investigações já realizadas provaram que a estimulação em idades precoces é necessária, para que a criança possa atingir todo o seu potencial. É igualmente importante que os pais e todos os funcionários da escola não limitem ou subestimem as capacidades potenciais destas crianças. Os professores devem pautar todas as estratégias de intervenção por princípios que se prendem com o desenvolvimento da criança e com o enfatizar de competências funcionais a nível da vivência quotidiana.