Atraso do desenvolvimento psicomotor
"(...) atraso significativo em vários domínios do desenvolvimento, nomeadamente ao nível da motricidade fina/grosseira, da linguagem, da cognição, das competências pessoais e sociais, das atividades da vida diária, entre outras."
Ferreira (2004:703)
Determinar o diagnóstico de um atraso do desenvolvimento pode constituir um difícil desafio. A enorme variação nas aquisições entre crianças normais pode tornar difícil a deteção de alterações ténues mas com significado. Por outro lado, o natural receio dos pais em relatar as suas preocupações quanto ao desenvolvimento dos filhos e uma inibição do médico em confrontá-los com a realidade da existência de um atraso, podem conduzir ao erro de considerar todas as alterações como uma variação do normal e confiar exageradamente que elas “desapareçam com a idade”.
Como tal, a sua operacionalização e o seu conhecimento numa criança é bastante importante pois permite que esta seja acompanhada, desde cedo, pela intervenção precoce.
No nosso país o Decreto-Lei n.º 281/2009 tem por objeto a criação de um Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância apoiando, assim, estas crianças. A seleção dos casos para apoio em intervenção precoce é feita pelas equipas locais de intervenção, das quais podem fazer parte médicos, educadores de infância especializados, psicólogos, técnicos de serviço social, terapeutas, enfermeiros ou outros. Porém, é importante notar que o termo atraso do desenvolvimento é muito usado, não só por estas equipas, mas também por outros profissionais que trabalham com crianças em idade pré-escolar, tais como os educadores de infância, tendo em vista, entre outros objetivos, a identificação ou sinalização daquelas que necessitam do apoio de serviços especiais.