Autismo

É visto como a perturbação central de um conjunto de perturbações, que partilhando numerosos aspetos do “síndroma central” não correspondem aos critérios exigidos para esse diagnóstico. De facto, considera-se a existência de um espectro de perturbações, que alguns autores chamaram de “Perturbações do Espectro do Autismo”.
 Marques (2000)

 

O Autismo é das mais frequentes perturbações do grupo das Perturbações do Espectro do Autismo, pelo que integra em si uma variedade de perturbações, nomeadamente: Perturbação de Rett, Perturbação Desintegrativa da Segunda Infância, Perturbação de Asperger e Perturbação Global do Desenvolvimento Sem Outra Especificação.
As características do Autismo são a presença de um desenvolvimento acentuadamente invulgar ou deficitário da interação e comunicação social e um reportório acentuadamente restritivo de comportamentos, atividades e interesses. As manifestações desta perturbação variam muito em função do nível de desenvolvimento e da idade cronológica do sujeito.
Ao nível da interação social os sintomas incluem:
• acentuado défice no uso de múltiplos comportamentos não verbais, tais como contacto ocular, expressão facial, postura corporal e gestos reguladores da interação social;
• incapacidade para desenvolver relações com os companheiros, adequadas ao nível do desenvolvimento;
• ausência da tendência espontânea para partilhar com os outros prazeres, interesses ou objetivos (por exemplo, não mostrar, trazer ou indicar ou objetos de interesse);
• falta de reciprocidade social ou emocional.
Os défices de comunicação incluem:
• ausência total ou atraso de desenvolvimento da linguagem oral (não acompanhada de tentativas para compensar através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímicas);
• acentuada incapacidade na competência para iniciar ou manter uma conversação com os outros, nos sujeitos com um discurso adequado;
• utilização estereotipada ou repetitiva da linguagem idiossincrática;
• ausência de jogo realista espontâneo, variado, ou de jogo social imitativo adequado ao nível de desenvolvimento.
Na área dos comportamentos, interesses e atividades existem frequentemente interesses absorventes e invulgares:
• preocupação esgotante por um ou mais padrões estereotipados e repetitivos de interesses que resultam anormais, quer na intensidade quer no seu objetivo;
• adesão, aparentemente inflexível, a rotinas ou rituais específicos, não funcionais;
• reação, movimento ou gesto corporal repetido involuntariamente (por exemplo, sacudir ou rodar as mãos ou dedos ou movimentos complexos de todo o corpo);
 preocupação persistente com partes de objetos.